terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Coppa e Coppa Crudo


Coppa e coppa crudo - é o presunto feito da paleta do porco e não do pernil, tem mais gordura. O coppa crudo já é curado e prensado em forma de salsicha e deixado secar e maturar entre dois e 4 meses. Para servir é só cortar em fatias bem finas. 

Fonte: JB On Line

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mortadella




Mortadella é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro. Sem fazer para virar alimento requintado, a mortadela continua a ser um alimento dos pobres. É um embutido antigo, surgido há mais de 2 mil anos, utilizam-no em antepastos, acompanhamentos, no recheio de massas, dentro de "polpette" (almôndegas) e nos "tortini" (pequenas tortas) de batata. Elegeram até uma madrinha para o produto. É a bela atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido por Mário Monicelli. Interpretava uma napolitana que viajou para encontrar o noivo em Nova York, mas foi barrada no aeroporto. Tinha na mão uma mortadela, alimento estrangeiro que a lei proibia de entrar no país.

Existem duas teorias sobre a origem da palavra mortadela. A primeira indica que o recheio de porco que este enchido contém era, no passado, moído finamente, de forma tradicional, até chegar a uma consistência de goma, sendo usado para este efeito um almofariz, conhecido em Italiano como mortaio. O nome poderia, assim, ser proveniente da utilização deste instrumento. A segunda teoria sugere que o nome mortadela pode ser derivado de uma salsicha romana temperada com murta, em vez de pimenta, designada pelos romanos como farcimen mirtatum. 

Nos dias de hoje, a designação Mortadella Bologna é uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia. A zona de produção é extensa, incluindo as regiões de Emília-Romanha, Piemonte, Lomardia, Véneto, Marche, Toscânia, Lácio e Trento. 

Segundo esta designação, a Mortadella Bologna, de suíno puro,  é um enchido cozido, de forma cilíndrica ou oval, de cor rosa e perfume intenso. Na sua preparação, são usadas apenas carnes e gorduras de elevada qualidade, trituradas de forma adequada, por forma a se obter uma pasta fina. Ao ser fatiada, a superfície deve apresentar-se aveludada, com uma cor rosa viva e uniforme. Emana um perfume particular e aromático, sendo o seu sabor típico e delicado. Noutras regiões da Itália, para além da versão bolonhesa, existem outras variações, tais como a de Prato, na região da Toscânia, temperada com alho, e a de Amatrice, no norte do Lácio, com um sabor ligeiramente defumado.

Em Portugal, as mortadelas comercializadas possuem um diâmetro raramente superior a 10 cm, sendo as fatias normalmente cortadas com cerca de 2 mm de espessura. Na Itália, é possível encontrar mortadelas de diâmetros bastante superiores, sendo também comum as fatias serem cortadas consideravelmente mais finas. No Brasil, a mortadela comercializada é composta de 60% de carnes, 10% de miúdos e 30% de gordura. Há variedades feitas com carne de aves (geralmente frango), e mais de 100 mil toneladas são consumidas por ano.

Fonte: Colégio São Francisco, Wikipédia

domingo, 28 de dezembro de 2008

Bresaola

Foto: Gugge

Bresaola é carne boi seca e salgada durante 2 a 3 meses até que ela se torna um vermelho escuro, quase cor púrpura. 
Produto de origem Valtellina, um vale nos alpes do norte da Itália, região Lombardia. A palavra vem do diminutivo do dialeto brasada, que significa refogar.
O seu processo de fabricação consiste em carnes bovinas que são minuciosamente desengordurada e temperada com sal grosso e especiarias, curando por dias. A secagem é feita depois de um a três meses, dependendo do peso da Bresaola. Até 40% do peso inicial da carne é perdida durante a sua secagem. É utilizado como antepasto e geralmente servidos em fatias finas, temperatura ambiente ou ligeiramente refrigerados. 
Existem produtos semelhantes a Bresaola fabricados no Brasil, como a carne de sol e charque.  

Fonte: Wikipedia

sábado, 27 de dezembro de 2008

Pancetta

Foto Pancetta


Pancetta, barriguinha e/ou pancinha em italiano, é um tipo de carne suína curada e seca, ao contrario do bancon, que são retirados os lados e peito do animal, defumado e geralmente são cortados em fatias. Tipicamente produzida na Itália, consiste de barriga de porco que foi curada no sal peviamente, salgada e temperada com noz-moscada, pimenta, funcho e alho, entre outros, e seca por cerca de três meses, porém não defumada. Existem diversas variedades, e cada região do país produz o seu próprio tipo.

A panceta industrializada pode vir na forma de rolo, ou plana, com toda a gordurade um lado. Na Itália e Espanha a pancetta caseira ainda costuma ser produzida e consumida em grande escala. É servida em fatias finas, quando é consumida sozinha; porém freqüentemente é utilizada para dar sabor a outros pratos, especialmente molhos para massas.


Fonte: Wikipédia, Pancetta

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Prosciutto di Parma

Foto: Goumert Village

Iguaria produzida há 2 mil anos, em Parma, região de Emilia Romagna, não recebe conservantes nem aditivos químicos, apenas sal marinho. O processo de cura é pelo menos de doze meses, período no qual o presunto fica em ambientes ventilados e seco com pesos, o que lhe dá a forma achatada. Depois de maturado por um ano o presunto é então mergulhado em água morna para amaciar a pele, depois é seco e armazenado por algum tempo antes de ser fatiado e degustado. O Segredo do sabor, vem dos suínos, criados exclusivamente na Itália, e do tempo de cura, em que o aroma dos bosques da região dá um sabor especial à carne. Fabricado nas pequenas empresas familiares, com receitas transmitidas pelas gerações italianas há centenas de anos, ultrapassou as fronteiras italianas, e hoje é conhecido no mundo inteiro, mas isso só aconteceu depois de os distritos industriais terem sidos criados, há mais de 50 anos. Dos 9 milhões de presuntos produzidos por ano, 7,5 milhões são consumidos na Itália, e 1,5 milhões são exportados para 40 países.

Só as peças produzidas na região, da forma tradicional, com os padrões definidos por lei, recebem a coroa de cinco pontas . O símbolo é gravado na carne. O presunto de Parma. É um produto com denominação de origem protegida, hábito muito comum na Europa, para comprovar a qualidade de alimentos e bebidas de determinadas regiões. Um novo pigmento natural presente nos presunto tipos "parma", denominada zinco-porfirina, é um importante fonte de zinco, mineral relativamente escasso nos alimentos, tem origem em reações que ocorrem durante o processo de maturação da carne. Uma característica interessante desse pigmento é que além de ajudar a conferir um aspecto saudável ao presuntos, ele também nutre. A presença do zinco proporciona um ganho para o organismo, pois o mineral favorece a uma maior resistência por parte dos sistema imunológico. 

Fonte: Sensibilidade e Sabor, CIB, Italia Oggi

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Il vincitore della sfida - Natale Italiano




Foram enviadas 20 deliciosas receitas e como prometido, o presente da foi sorteado pelo programa Random.org pelos dedinhos mágicos do Papai Noel (ou da Mamãe Noel que escreve aqui). Mas antes vamos ver as receitas e os blogs participantes:

1) Bolo Genovês de Chocolate - Sabores de Canela
2) Crostata de Damasco - Mirepoix
3) Panacotta de morango - Lady Kitchen
4) Caçarola Italiana - Sala e Cozinha
5) Risotto de Bacalhau - Moqueca com Pimenta
6) Mussarela e Gremolata - Chocolatria
7) Panna Cotta de Doce de Leite - Simplesmente Delícia
8) Struffoli - From Our Home To Yours
9) Panetone de Mandioca - Cozinha e Coisinhas
10) Bolo de Natal de Iogurte e Frutas - Magia na Cozinha
11) Lasanha de Berinjela - Receitas e Frescurinhas
12) Salpicão - Banquetes e Lanchinhos
13) Panna Cotta com Amoras - Pitadinhas
14) Bolo de Uvas - Canela Moída
15) Pani di Toni Trufado - Naco Zinha
16) Bolo de Nozes Natalino - Receitas Passo a Passo
17) Caponata - Idéias a La Carte
18) Panna Cotta - Eu Mulher
19) Panetone de Tomates Secos e Mussarela - Cozinha Temperada
20) Tiramisu de Panetone - Vó Mindoca 

A receita vencedora é:


Struffoli - From Our Home To Yours

Parabéns Cris, nos envie o seu endereço por e-mail para receber o seu presente com produtos deliciosos da Cepêra 


As Ragazzes e a Cepêra desejam um ótimo Natal e um Feliz 2009 para todos que participaram e acompanharam o Sfida Della Nostra Cucina.

Qual o verdadeiro significado do Natal?





Há muito tempo o verdadeiro significado do Natal se perdeu junto com as tradições familiares, o respeito e o amor. Hoje em dia, o Natal é apenas uma troca presentes, ver parentes que evitamos o resto do ano e ceiar pratos especiais. Criaram o Papai Noel, para alegria das crianças e tristezas dos pais, esquecendo a verdadeira história do menino Jesus.


Não, não falaremos de religião. Falaremos de família, amor, respeito e tradição.


Que tal no dia 24 e dia 25 de Dezembro, ao invés de abraçar aquele tio chato que você não suporta, você ir abraçar um velhinho esquecido pela família e hoje mora em um asilo?

Ao invés de presentes, que tal um pouco de comida para fazer uma ceia e depois rezarem para um mundo melhor?

E as crianças?

Que tal pedir para os seus filhos separarem os brinquedos, roupas e livros que não usam mais e fazer uma grande festa em um orfanato? Abraçar cada uma para pelo menos um dia sentir o que é ser querido?

Eles não esperam um bom velhinho neste Natal, esperam amor! Esquecidos pelas suas próprias famílias e pela sociedade, elas merecem que nós levemos pelo menos um dia de felicidade nessa data tão especial.


Não, eu não quero falar coisas emocionais e muitos blá blá blás. Mas que tal ir pedir perdão ao seus pais quando você era pequeno e respondia com malcriação? Falar o quanto você os ama e que serão eternos por ter dado a vida a você.

Abraçar os seus filhos e ensinar a construir um mundo melhor, agradecer ao seu marido que nos tempos ruins esteve ao seu lado segurando a sua mão, dar um abraço ao verdadeiro amigo e agradecer por todos os momentos que acompanhou na sua vida?


Muitos não esperam nada nesse Natal, mas faça algo para eles lembraram eternamente de você. Essa é a mensagem que queremos passar neste Natal de 2008: pense, reflita e aja para construir um mundo melhor e mais humano.


Buon Natale


Carol, Leticia, Luciana B, Nana

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Prescrizione della sfida del Neyma - Tiramisu de Panetone

Querida Neyma do blog Vó Mindoca apresenta a sua receita para o Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano. 
Tiramisu de Panetone  

Foto Neyma Blog Vó Mindoca 

Ingredientes:

  • 1 panetone de 500G
  • 5 claras em neve
  • 400ml de queijo mascarpone
  • 400ml de creme de leite batido chantilly
  • 80 g de açúcar
  • 150g de chocolate meio amargo ralado

    Calda:
  • 150ml (1/2 x) de café forte
  • 3 cs de licor Tia Maria
  • 3 cs de rum

Modo de preparo:
Bater as claras em neve, juntar o chantilly e misturar de leve. Juntar o queijo e misturar até formar um creme fofo. Juntar o açúcar e misturar.
Cortar o panetone em fatias com menos de um dedo de espessura.
Montar em camadas: uma camada de creme, raspas de chocolate, fatias de panetone, calda para umedecer e assim sucessivamente.
Continuar as camadas até terminar com o creme e chocolate. Levar a geladeira por 3 a 4 horas.

Esta é a receita original. A minha fiz com cream cheese no lugar do mascarpone e comecei as camadas com as fatias de panetone. Não foi uma alteração muito grande!!


Para ler essa receita na integra e outras que a Neyma anda promovendo na sua cozinha, entrem no blog Vó Mindoca


Nome: Neyma 

Participante: http://vomindoca.blogspot.com/

A Missa do Galo

Basílica de Santa Maria Maior - Local da Celebração da Missa Do Galo
Foto - Wikipédia

Em um país cheio de tradições como a Itália, berço da Igreja Católica Apostólica Romana, nada mais justo que a celebração de um ritual para relembrar o porquê da comemoração do Natal. Iniciaremos pela localização da sede da Igreja Católica, Vaticano, cidade-Estado, o menor Estado independente do mundo, o qual se situa dentro de Roma. Lá, à meia noite do dia 24 de dezembro é realizada a Missa do Galo, que de tão importante é celebrada pelo sacerdote supremo da Igreja, o Papa. A tradição da Missa do Galo começou no século V, através dos Romanos e é celebrada neste horário pois é a hora do nascimento de Jesus, na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. O nome da missa tem algumas versões: uma delas diz que possui este nome pois o primeiro animal a presenciar Jesus foi o galo e este tinha a missão de anunciar o nascimento do Messias. A outra versão diz que as pessoas que assistiam à missa voltavam muito tarde (ou muito cedo) para suas casas, quando os galos já estavam cantando. A missa é realizada com todas as velas do advento acesas (no total de 24, uma para cada dia que antecede o Natal). Após a missa os fiéis voltam para suas casas, colocam o menino Jesus no presépio (tradição na Itália, o menino Jesus só vai para o presépio no dia 25, enquanto isso a manjedoura fica vazia), trocam presentes e compartilham a ceia.

Desejamos a todos os nossos leitores e colaborados um Feliz Natal, pensando no seu significado e naquilo que o aniversariante gostaria que nós estivéssemos fazendo para comemorar a sua vinda a esse mundo.

Fonte:
Wikipédia; Natal Todos Os Dias

Prescrizione della sfida del Axly - Panetone de Tomate Seco e Mussarela



A Querida Axly do blog Cozinha Temperada nos apresenta a sua receita para o Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano. 

Panetone de Tomate Seco e Mussarela

Foto Axly - Blog Cozinha Temperada 

Ingredientes:
60 gramas de fermento biológico (usei 30 gramas de fermento seco)
2 colheres de sopa de açúcar
3 ovos
100 gramas de margarina
2 dentes de alho picados
1 cebola ralada
1 colher de sobremesa de sal
250 ml de leite
Aproximadamente 800 gramas de farinha de trigo
250 g de tomates secos picados
250 g de queijo de búfala picada (usei de vaca^^)

Modo de preparo:
Desmanchei fermento com açúcar, juntei ovos, margarina, alho, cebola, sal, leite, misturei bem e fui juntando a farinha aos poucos até ficar uma massa macia.
Deixei descansar por 40 minutos.
Misturei os ingredientes do recheio.
Abri a massa em um retângulo, espalhei o recheio e modelei os panetones.
Coloquei na forma, fiz piques em forma de cruz e pincelei gemas batidas na superfície.
Deixei descansar por 30 minutos e levei ao forno para assar até ficarem dourados.

Para conhecer outras delícias e essa receita na íntrega, entrem no blog Cozinha Temperada

Participante: Axly

Prescrizione della sfida del Ana - Panna Cotta


A nossa querida Ana do Blog Eu Mulher, nos apresenta essa deliciosa sobremesa para o Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano. 

Panna Cotta 


Foto Ana - Blog Eu Mulher

Ingredientes
500ml de creme de leite fresco (usei o de caixinha)
500ml de leite
1 xícara (chá) de açúcar (usei 3 colheres de leite condensado)
1 envelope de gelatina sem sabor dissolvida em ½ xícara (café) de água
2 colheres (café) de essência de baunilha
Como fazer:
Ferva o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela. Após ferver, retire do fogo e junte a gelatina hidratada e a baunilha. Misture bem. Pode ser distribuído em forminhas individuais ou num refratário grande.
Preparo da calda:
Em uma panela coloque as polpas da sua fruta preferida, a água e o açúcar. Mexa, tampe a panela e deixe ferver por cerca de 10 a 12 minutos. Deixe esfriar.
Pulo do gato: Para essa receita será importante que o fogo esteja sempre baixo e que você esteja misturando constantemente para evitar que o creme de leite no fogo talhe. Importante também mexer com o Fouet, pois deixa a mistura mais homogênea.

Para ler essa delícia na intregra e outras receitas, entrem no blog Eu mulher
Participante: Ana

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Prescrizione della sfida del Márcia - Caponata

A querida Márcia do blog Idéias a La Carte apresenta a sua receita maravilhosa para o Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano.

Caponata

Ingredientes
Beringela ( usei uma grande)
alcaparras, azeitonas verdes sem caroço, filés de anchova (usei aproximadamente 2 xícaras), purê de tomate. Legumes.
Azeite de oliva e alho para refogar.
Cortei a beringela no sentido do comprimento em fatias finas. Fritando o alho, em seguida a beringela, juntei o purê de tomates, azeitonas, alcaparras e anchovas. Deixei cozinhar uns 15 minutos em fogo bem baixo.
Enquanto isto, cozinhei cenouras, vagens, brócolis e couve flor, colocando alecrim e um pouco de sal na água a ferver.
Arrumando os legumes, coloquei por cima a mistura de beringela.
Foi uma surpresa o gosto diferente. 

Para conhecer essa delicias e outras que a Márcia faz na sua cozinha, visitem o blog Idéias a La Carte

Participante: Márcia

Prescrizione della sfida del Beto - Bolo de Nozes Natalino


Querido Beto do blog Receita Passo a Passo, nos apresenta esse lindo bolo para o Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano. 


Foto Beto - Blog Receita Passo a Passo 
DIFICULDADE: Média.
RENDIMENTO: 25 porções.
TEMPO DE PREPARO: 2 horas + 5 horas de geladeira.

Ingredientes da massa:
- 3 claras de ovos.
- 3 gemas.
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chá de nozes
- 200 g de iogurte natural
- 1 cacho de uvas Thompson (sem sementes)
- algumas metades de nozes descascadas
- 50 g de chocolate meio amargo para decoração

Modo de Preparo:
Passo 1: Bata as claras em neve e reserve na geladeira.
Passo 2: Bata a gema, o açúcar e a manteiga sem sal por 5 minutos em velocidade alta, até ficar esbranquiçado e cremoso.
Passo 3: Adicione as nozes picadas, a farinha e o iogurte. Mexa com a espátula para misturar bem os ingredientes.
Passo 4: Adicione o fermento em pó e misture bem.
Passo 5: Adicione as claras em neve que estavam reservadas, em movimentos lentos, debaixo para cima, envolvendo as claras, sem bater.
Passo 6: Coloque a massa em uma assadeira untada com manteiga sem sal e com uma folha de papel manteiga. Não unte as bordas da assadeira, para o bolo crescer reto, sem fazer aquela "barriga" para cima. Asse em forno médio pré-aquecido por 50 minutos a 1 hora. Teste com um palito de dente ou faca.
Passo 7: Corte o bolo em 5 aros e reserve.
Preparo do recheio:
Misture 1 xícara de chantilly batido, 1 quilo de doce de leite e 1 xícara de nozes picadas e meio saquinho de gelatina sem sabor incolor dissolvida em água quente. 
Montagem do bolo:
- Na mesma assadeira que foi assado o bolo coloque um plástico grande. Por cima dele coloque um aro de bolo.
- Molhe o bolo com uma calda de sua preferência. Pode ser guaraná. Eu utilizo para fazer a calda, 500 ml de água fervida, 2 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de conhaque.
- Divida o recheio em 3 partes, aplique uma parte agora.
- Coloque mais um aro de bolo.
- Molhe mais uma vez com a calda.
- Coloque mais uma camada de recheio.
- Mais um aro de bolo.
- Molhe mais uma vez.
- Adicione mais uma camada de recheio.
- Mais uma camada de bolo.
- Molhe mais uma vez e feche o saco plástico por cima do bolo. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas.
- Depois do tempo de geladeira desenforme o bolo e decore a seu gosto. Eu passei uma camada de chantilly, coloquei uvas thompson em forma de cacho de uvas, fiz os talos da uva e as folhas com chocolate meio amargo derretido dentro de um saquinho de papel manteiga. Coloquei também algumas metades de nozes. O resultado fica esse, muito bonito na minha modesta opinião. Beijos a todos um ótimo natal.
Para ler essa receita na integra e outras maravilhas que o Beto nos ensina passo a passo, entre no blog Receita Passo a Passo.

Participante: Beto

Prescrizione della sfida del Gina - Pane di Toni Trufado

A querida Gina do blog Naco Zinha apresenta o seu prato no Sfida Della Nostra Cucina - Natale, Pani di Toni Trufado.

Pani di Toni Trufado

Foto Gina - Blog Naco Zinha

Ingredientes para trufar mini panetone:
Ganache:

100g de cobertura de chocolate meio amargo picada
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (nata)
1 colher (sopa) de licor de laranja
(usei de cacau)

Cobertura:
200g de chocolate meio amargo picado

50g de chocolate branco picado

Foto Gina - Blog Naco Zinha

Modo de Preparo:
Derreta o chocolate com o creme de leite em microndas em potência média por 1 minuto, mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos. Acrescente o licor e misture bem até formar um creme homogêneo.
1 - Corte a tampa e vire o panetone. Retire toda a forma de papel que o envolve e, com uma faca de serra, faça um pequeno círculo no centro, mas não corte até o fundo (deixe 1 cm).
2 - Retire o círculo com cuidado e reserve. Retire mais um círculo, sempre deixando 1 cm no fundo.
3 - Passe uma farta camada de ganache na borda interna do panetone. Recoloque o círculo maior, passe nova camada de ganache e ponha o círculo menor.
4 - Uma vez trufado, passe um pouco de ganache para colar a tampa.
A receita recomenda colocar na geladeira para firmar, mas não vi necessidade por causa de temperatura ambiente estar fria (por incrível que pareça, Curitiba teve a mínima de 14° hoje).
5 - Para a cobertura, derreta e tempere o chocolate meio amargo. Não deve derreter totalmente ao sair do micro.
Uma boa dica é deixar um quarto do chocolate fora do micro e ao retirar, adicionar a parte reservada para dissolver por completo, mexendo sempre. Isso ajuda a dar a temperagem adequada.
6 - Coloque o panetone sobre uma grelha com um refratário embaixo. Despeje o chocolate sobre o panetone, espalhando-o com uma espátula. Ponha o panetone sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve-o à geladeira por 5 minutos para secar (não fiz isso, secou rapidamente).
Para decorar, derreta o chocolate branco e tempere-o. Passe uma camada de aproximadamente 2 a 3 mm de espessura num papel-manteig
a e ponha na geladeira 2 minutos. Corte as estrelas com cortadores enquanto ainda estiverem flexíveis, portanto não deixe passar de 2 minutos. Passe chocolate branco no verso e cole. Meu menores cortadores de estrela são grandes em relação ao tamanho do mini panetone...
Rende 3 mini panetones
(usei chocotones, porque aqui em casa as frutas cristalizadas não fazem sucesso).
Aí é só embalar e os chocólatras de plantão agradecem.

Visite o blog Naco Zinha para ver essa receita na íntegra e os outros pratos maravilhosos que a Gina anda a fazer.


Participante: Gina
Blog: http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Prescrizione della sfida del Ameixa Seca - Bolo de Uvas


A querida Ameixa do Blog Canela Moída, apresenta a sua receita para o Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano.
Bolo de Uvas
Foto: Ameixa do Blog Canela Moída

Ingredientes:
600g de uvas pretas e brancas com bagos pequenos
160g de açúcar (usei 120 porque a massa do pão era doce)
50g de manteiga derretida
400g de massa de pão levedada
2 c. (sopa) azeite (não usei)


Foto: Ameixa do Blog Canela Moída

Preparação:
Lave as uvas e separe os bagos. Limpe-os das grainhas e polvilhe com o açúcar.
Regue com a manteiga, misture e reserve. Coloque a massa para pão sobre uma superfície lisa. Regue em fio com o azeite e amasse até incorporar (saltei esta parte).
Divida a massa em duas porções e, com um rolo enfarinhado, estenda-a e molde 2 rectângulos (moldei dois círculos). Coloque um pedaço num tabuleiro untado e polvilhado (usei uma forma de bolo normal sem buraco), e espalhe por cima metade das uvas. Cubra-as com a outra folha de massa. Comprima à volta as duas camadas. Com um garfo pique a massa para sair o vapor ao cozer. Espalhe por cima as restantes uvas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 30 minutos, ou até cozer e alourar.
Fica super húmido e ao segundo dia ainda estava melhor.


Foto: Ameixa do Blog Canela Moída

Para conferir essa receita e outras maravilhas da cozinha da Ameixa, entrem no blog Canela Moída.
Participante: Ameixa Seca
Blog: http://canelamoida.blogspot.com/

domingo, 21 de dezembro de 2008

Prescrizione della sfida del Laurinha - Panna Cotta com Amoras

A doce Laurinha do blog Pitadinhas, participa do Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano com a receita de Panna Cotta com Amoras.

Panna Cotta com Amoras

Foto: Laurinha - Blog Pitadinhas

Rende 4 porções de 180ml cada

xícara medida 240ml
1½ xícaras de iogurte natural, escorrido
¼ xícara de creme de leite¼ xícara de leite1¼ colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de açúcar de baunilha
½ colher (chá) de baunilha
½ xícara de amoras lindas, fresquinhas, docinhas...


Foto: Laurinha - Blog Pitadinhas

Coloque 2 xícaras de iogurte em um paninho e deixe escorrer, apoiado em uma penerinha, dentro da geladeira, para que o soro escorra e você obtenha então um iogurte bem cremoso.
Distribua as amoras nas tacinhas.Numa vasilha misture bem o iogurte, o creme de leite e o leite.Em um refratário pequeno, coloque a água e polvilhe a gelatina; não mexa, deixe que a gelatina absorva a água, por cerca de 10 minutos; leve ao microondas por uns 20 segundos, misture, mais 5 segundos, mexa, e repita 5 segundos caso necessário, até que a gelatina derreta, sem ferver. Acrescente o açúcar e a baunilha e misture bem. Junte as misturas de leites e gelatina, e coloque sobre as amoras.Leve à geladeira até firmar.
Para conferir essa receita na integra e ler outras delicias que a Laurinha anda fazendo na sua cozinha, visitem o blog Pitadinhas.

Participante: Laurinha

sábado, 20 de dezembro de 2008

Prescrizone della sfida del Téia - Salpicão

Querida Téia do blog Banquetes e Lanchinhos, apresenta a sua receita para o nosso Sfida Della Nostra Cucina - Natale Italiano.
Salpicão


Foto: Téia - Banquetes e Lanchinhos


1/2 kg de batata cozida espremida ou cortada em cubos
1 peito grande de frango cozido e desfiado, temperado com sal, pimenta do reino e ervas
3 maçãs verdes picadas
3 talos de salsão (talo e folhas) picados
2 cenoras raladas
1 lata de milho
1 lata de ervilhas
1 xícara de uvas passas
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de cebola ralada (eu passo pela água quente e depois pela gelada)
1/4 de azeitonas verdes picadas
1 vidro de maionese de limão pequeno
Sal e pimenta à gosto
Misturar todos os ingredientes. Levar para gelar por 4 horas na geladeira.
O DIFERENCIAL DESTE SALPICÃO É A MAIONESE COM LIMÃO, AS NOZES E O SALSÃO, ACONSELHO A NÃO RETIRÁ-LAS DA RECEITA.
Fica muito bom, experimentem.
Para ler essa receita na integra e outras que a Téia anda promovendo na sua cozinha, entrem no blog Banquetes e Lanchinhos.
Participante: Téia