sábado, 8 de novembro de 2008

Pizza de Abobrinha com Polenguhi

A pizza, uma instituição, é uma das formas mais gostosas, práticas e econômicas de reunir amigos e familiares ao redor de uma mesa. Durante muito tempo, as combinações de sabor permaneceram as mesmas, ninguém ousava inovar. De repente, surgiu a "nova" pizza com o aparecimento de ousadas e inusitadas combinações, a maioria muito bem aceitas pela massa, espessa ou fina, mas sempre acolhedora e de boa paz. Para o sfida sobre pizza, preparei uma massa super caseira e saborosa com um recheio um tanto diferente, combinação ensinada por Hamilton "Mellão" Junior, chef e proprietário do Ristorante Salvattore. A massa fica com leve crocância e super saborosa. Os recheios escolhidos: Abobrinha com Polenguhi e parmesão ralado e outra de ovos cozido com queijo muzzarela e um leve toque de molho de tomate por cima. Espero que apreciem. Bacio!!

MASSA BÁSICA PARA PIZZA

Rendimento: 3 a 4 unidades, de 25cm de diâmetro, espessura média.

Ingredientes: 1k de farinha de trigo especial, 100g de fermento fresco (de preferência de padaria), 100ml de óleo, 20g de gordura vegetal (da crocancia a massa), 2 pitadas generosas de sal e 2 pitadas generosas de açúcar, água morna o quanto baste.



Para o molho: Bata tomates inteiros no liquidificador. Coe, volte ao liquidificador e ponha sal, um fio de azeite, orégano e um pouquinho de extrato de tomate. Bata mais um pouco e reserve.


Recheio pizza 1: Abobrinha Italiana cortada em rodelas finas com a casca, Queijo muzzarela ralado, Queijo Polenguinho, azeitonas e orégano fresco.

Recheio pizza 2: Queijo Muzzarela ralado, Ovos cozidos picadinhos, Orégano fresco.

Preparo Massa: Numa tigela, esfarele o fermento com as mãos e dissolva em um pouco de água morna. Junte a farinha mexendo bem e o restante dos ingredientes, adicionando a água aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com um pano úmido bem torcido e deixe descançar próximo a u local aquecido por 2 horas. Descubra a massa e divida nas porções a serem usadas formando bolinhas e deixe descançar novamente por mais uma hora. Em tampo enfarinhado, abra da espessura desejada, passe um pouquinho de molho apenas para umedecer a massa e pré-asse até que esteja firme porém não dourada.




Pizza 1: Ponha Molho de tomate, um pouco de muzzarela ralada (não muito), as abobrinhas em rodelas, o queijo polenguinho cortado em tirinhas e polvilhe o parmesão ralado. Regue azeite.

Pizza 2: Ponha molho de tomate, os ovos cozidos picadinhos, cubra com a muzzarela ralada e ponha um pouquinho de molho de tomate por cima, pra dar um toque especial. Regue com azeite.


Leve as pizzas ao forno até que esteja assadas e o recheio ao ponto certo. Tire do forno, salpique com as folhas de orégano fresco e se desejar ponha mais azeite e azeitonas.









Buon Apetite!!

Obs: Como sou administradora do blog Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, não entrarei para votação.