quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Chi mangia solo crepa solo"

"Aquele que come sozinho morre sozinho"
Provérbio Italiano
Quando se trata de comer na Italia, não espere um prato de comida com um punhado de arroz, feijão, carne, tomate e batata frita.
Por lá todas as refeições são feitas por etapas, começando com o la colazione e terminando com la cena.
La Colazione
O café da manhã italiano é composto geralmente de café, café com leite ou "capuccino" acompanhado de pão com geléia ou um pão doce, como um croissant, denominado de cornetto.
Uno Spuntino
Às 11:00 ou 11:30 hr acontece um lanchinho, com um sanduíche de pão, queijo e presunto, ou somente um suco ou uma fruta.
Il Pranzo
O almoço geralmente é realizado no horário das 13:00 às 14:00 hr e é composto basicamente dos seguintes pratos:
Primo Piatto
Servido primeiro as massas ou risoto.
Secondo Piatto
Servido carnes variadas, de coelho, porco, frango, vitelo, peixe etc., e acompanhamentos, denominados "contorni", a exemplo de legumes cozidos ou saladas de legumes, verduras, pães e vinhos. Para as crianças é servido água, nada de suco ou refrigerantes.
Depois vem a sobremesa com doces variados, frutas frescas da estação e queijos, para terminar um café.
Merenda
O lanche da tarde é obrigatório, principalmente para as crianças e normalmente é servido pão e nutella (cioccolata), pão com presunto ou mortadela, pão com geléia ou frutas às 17:00 hr.
La Cena
O jantar é servido para toda família, às 20:00 horas, e compõe-se basicamente dos seguintes pratos:
Primo Piatto
Sopa de legumes e massas, ou "brodo" (caldo) de carne;
Secondo Piatto
Queijos variados, ou embutidos fatiados, como presuntos, mortadelas, salames, etc. ou ovos com legumes cozidos ou então saladas, pães e vinhos. Para as crianças é servido água, nada de suco ou refrigerantes.
Para sobremesas, frutas frescas da estação.
Quando há um hóspede ou um parente distante, é comum preparar-se verdadeiros banquetes com pratos especiais que compreendem entradas, sopas, cozido, massa, diferentes tipos de de carne, doces e café. Também são servidas "bruschettas", fatias de pão amanhecido, sapecadas na grelha, esfregadas com alho e cobertas com tomates, azeitonas, berinjelas etc. e regadas com o azeite de oliva. É uma forma dos italianos demonstrar simpatia pelos seus visitantes.