domingo, 17 de agosto de 2008

Magia na Cozinha - Soft Polenta

Quando vi o desafio das meninas do Cucina Italiana Brasileira não resisti a tentação e logo quiz participar! Primeiro, porque adoro polenta. Segundo, porque já tinha uma receita que havia experimentado e da qual havia gostado bastante: A Soft Polenta ou Polenta Mole, se traduzirmos ao pé da letra.

Logo que me mudei para os EUA, achei que eles não comiam polenta por aqui, mas não é verdade. Eles comem sim. Inclusive, as revistas de Culinária tem muitas sugestões originais e gostosas.


Na minha família sempre foi feita polenta cozida, frita ou no forno com algum recheio de carne. Quando vi esta receita de Soft Polenta no Everyday Food me interessei e quiz experimentar, pois era diferenta daquilo a que estava acostumada.
Nesta receita a polenta leva mais líquido para ficar mais mole do que o jeitinho tradicional. Pode ser consumida bem mole, logo que sai do fogo. Ou, então, mais firme, mas não dura.

Para modelá-la, como nas fotos, basta colocá-la num pirex ou forma untada e levar a geladeira por, pelo menos, 3 horas. Fica super fácil de desenformar e cortar. Mesmo firme ela não perde a textura de mole. E não tente fritar. Não dá certo! Palavra de Bruxa!

Em compensação, se desejar, pode assar no forno. Basta fatiar a polenta, pincelar com azeite de oliva e levar ao forno até ficar douradinha.

Outra coisa que gostei muito nesta receita, é que ela leva certa quantidade de manteiga que dá um sabor especial, mais rico. Valeu o aprendizado e certamente farei outras vezes!


Ingredientes:

4 xícaras de água
1 1/2 colher chá de sal grosso (usei comum)
1/8 colher chá de pimenta-do-reino
Italian Seasoning a gosto (adicionei por conta)
3/4 xícara de farinha de milho amarela
3 colheres sopa de manteiga



Modo de Preparar:

Numa panela grande, em fogo alto, ferver a água com o sal e a pimenta. Gradualmente adicionar a farinha, mexendo sempre. Reduzir o fogo e cozinhar, ainda, mexendo sempre, com a vara de arames até engrossar. Retirar do fogo e acrescentar a manteiga, misturando bem.

Servir imediatamente ou colocar a polenta num prato refratário ou forma do tipo para pão, levemente untado com óleo. Cobrir com papel filme e levar à geladeira por 3 horas até firmar.

Se desejar assar a polenta, depois de firme, virar sobre uma tábua e cortar em fatias. Pincelar levemente com óleo e levar ao forno, de 10 a 20 minutos ou até dourar.


Nota:
Eu coloquei os temperos, quando a polenta já estava quase no ponto. Não gosto de colocar na água como indica a receita, mas fica a critério de cada um.

Claudia - Magia na Cozinha