segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Canela Moída - Polenta Doce

A história é a seguinte:

Tinha eu um pacote de leite quase a terminar o prazo e precisava de o usar para alguma coisa antes que se estragasse. Resolvi fazer uma pesquisa no site da Vaqueiro e encontrei algumas sobremesas. No entanto, a que mais me chamou a atenção foi esta Polenta Doce. Confesso que há alguns meses tinha comprado a farinha de milho para fazer polenta, mas acabei por não fazer. Esta foi uma boa oportunidade para experimentar uma espécie de Polenta.
Em conversa com a Nana, perguntei se ela conhecia Polenta Doce, ela é de descendência Italiana, pensei que ela soubesse que existia uma Polenta Doce :) Afinal, nunca tinha ouvido falar...
Mas a Nana disse-me que o primeiro evento do blog Quattro ragazze brasiliane nella cucina italiana seria dedicado à polenta. Então guardei para publicar quando saísse o desafio e aqui estou a apresentar uma Polenta que não tem história familiar nem é uma criação minha... surgiu porque um pacote de leite já estava a ficar desesperado na prateleira.
E é com muito prazer que participo do novo blog das quattro ragazze ;)

Ingredientes:
7,5 dl de leite
125 g de açúcar (achei que ficou pouco doce, para a próxima acrescento mais 25g)
2 limões
160 g de farinha de milho fina
1 ovo
4 gemas
70 g de margarina
pão ralado
açúcar em pó

Preparação:

Leve ao lume o leite com o açúcar e uma casquinha de limão. Deixe ferver e retire a casquinha de limão. Junte a farinha de milho, em chuva, a pouco e pouco e mexendo sempre (passei a varinha mágica porque ficou com grumos). Deixe cozer sobre lume brando, sem parar de mexer, durante cerca de 30 minutos (cansei-me a meio, só mexi 15 minutos porque não sou nenhuma máquina). Retire do calor e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Quando estiver quase fria, adicione o ovo inteiro, as gemas, a margarina em bocadinhos e a raspa da casca dos limões. Misture bem e deite a massa preparada numa forma redonda, previamente untada com margarina e polvilhada com pão ralado. Coza em forno moderado (180 °C) durante cerca de 20 minutos. Desenforme sobre o prato de serviço e polvilhe com açúcar em pó. Sirva de imediato.



Eu gostei mais da polenta fria, mas morna também é boa ;)


Ameixa Seca - Canela Moída