domingo, 31 de agosto de 2008

Geléia de Rosas - Bolo de Polenta Com Figo Seco


Na falta de um receita de família, fui buscar em meus livros e revistas de culinária algo interessante para participar do desafio La Polenta promovido pelas meninas do "Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana".

Encontrei numa Claudia Cozinha essa receita do pesquisador italiano Andrea Cavicchioli. A revista dizia que PINZA é um doce natalino tão popular na Itália quanto o Panetone e o Pandoro.

Busquei na net mais informações e descobri que PINZA é típico da região de Trevignano, no Vêneto, onde é feito à base de farinha de milho e especiarias (passas, pinholes, figos secos, semente de funcho, cascas picadas de tangerina e laranja, suco de limão e tangerina). Antigamente PINZA era cozido nas cinzas das fogueiras, embrulhado em uma espessa camada de folhas de repolho. É usualmente comido no primeiro dia do ano e cada família prepara seu PINZA com diferentes ingredientes, mas segundo a tradição, você deve comer sete diferentes pedaços se quiser ter sorte.

Fiquei bastante curiosa e resolvi testar a receita. Adorei o resultado, ficou um bolo lindo, delicado, com textura de polenta macia, úmido, leve e pouco doce. Perfeito para acompanhar um café quentinho.

Fiz algumas alterações na receita original: no lugar de abóbora cristalizada, que eu não tinha, coloquei damascos secos, aumentei um pouco a quantidade de açúcar e usei Lemoncello ao invés de Grappa.

Perfeito!




BOLO DE POLENTA COM FIGO SECO

- 1/2 xícara de damascos secos picados
- 1/2 xícara de figo seco picado
- 1/2 xícara de uva passa branca
- 1/4 xícara de lemoncello (ou grappa ou pinga)
- 5 colh. (sopa) de manteiga
- 4 xícaras de leite
- 1 pitada de sal
- 250g de farinha de milho pré-cozida para polenta
- 1 ovo
- 4 colh. (sopa) de farinha de trigo
- 1 colh. (chá) de fermento em pó
- 1 colh. (sopa) de sementes de erva-doce
- 6 colh. (sopa) de açúcar

Numa tigela pequena misture o damasco, o figo, as passas e o lemoncello. Reserve.
Derreta a manteiga em uma panela grande, adicione o leite e o sal e ferva.
Acrescente aos poucos a farinha de milho, mexendo sempre com um colher de pau até engrossar. Retire do fogo, passe para uma tigela grande e deixe amornar.
Bata ligeiramente o ovo e adicione à massa, junte as frutas secas (com o caldo do lemoncello) e mexa bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo. Junte a erva-doce e o açúcar e por último o fermento.
Asse em forma redonda (24 cm de diâmetro) untada em enfarinhada, em forno pré-aquecido, por aproximadamente 1h ou até dourar e ficar crocante por fora.
Para finalizar reguei o bolo ainda quente com uma caldinha feita de água morna, açúcar e um pouco de canela em pó. Decorei com as frutas secas e pistache.


Buen Provecho!

Renata Gaeta - Geléia de Rosas