sábado, 30 de agosto de 2008

Cerejinha - Polenta Alla Donna Anna

Demorou mas chegou. Estava ha muito tempo querendo postar a receita esplêndida da polenta da minha vó para o desafio do blog Quatro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana (link ao lado). Esta polenta está a muitos anos em minha família e é apreciada por todos. Já aprendi a fazer mas é impressionante como nunca sai igual à quando a minha avó faz. Só pode ser as mãozinhas mágicas de vovó. Minha avó veio cedo da Itália e desde criança morou no interiro de São Paulo, numa cidade chamada Descalvado. Sempre trabalhou muito e cuidou de todos os irmãos mais novos. (só 9) e numa fazenda, só poderia comer coisas boas e saudáveis, quer dizer, nem tão saudáveis pois ela conta que a gordura mais usada para fazer quase todo tipo de comida era a banha de porco. Mas é só olhar para ela e ver o quão saudável foi sua vida pois ela está com 86 anos e é mais ativa e tem mais pique que todos juntos aqui de casa. E ai de quem se aproxima de seu fogão, imaginem, eu, recém chef de cozinha, querendo fazer meus testes, minhas comidas, e ela palpitando em tudo, achando que quase tudo que estou fazendo está errado, não vai dar certo...é hilário. Tanto que quando disse que iria fazer a polenta ela já logo ralhou: - Mas eu que vou fazer né, vc só vai ollhar....Eu disse, não senhora, eu vou fazer....Mas mesmo assim, a polenta ficou com metade minha mão e metade dela. É uma polenta de conscistência mais pra mole, que vai um bechamel bem temperadinho e um molho Bolonhesa, gratinando-se no final com o parmesão ralado. Eu já fiz minhas adaptações, faço o Ragu de fraldinha em vez do bolonhesa e gratino com Gruyere. Mas, como é a vez da polenta de família, seria um crime mudar a receita da vovó. Então hoje, é ela quem posto aqui, para esse delicioso desafio. Com vocês a Polenta Alla Donna Anna.


POLENTA ALLA DONNA ANNA

Ingredientes Polenta: A proporção é sempre a mesma. Para 1 litro de água usa-se 1 xícara e 1/2 de Fubá e 1 colher de sopa de manteiga. Essa polenta tem que ficar bem molinha, para comer misturada aos molhos. Minha avó usa uma receita para 2 litros de água que serve 5 pessoas bem servidas. Mistura-se tudo numa grande panela. A água, o fubá, a manteiga e o sal. E ai é só cozinhar, o segredo de uma boa polenta e deixar ela atingir o ponto e o tempo de cozimento certo. Demora um pouco, pois ela bem cozida é que fica bom.

Ingredinetes Bolonhesa: 1/2 Kilo de carne moída de primeira, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinho, Oléo para fritar, sal e pimenta do reino, Um punhado de salsinha bem picada, 1 litro de molho de tomate batido sem temperar.

Faz Assim: Frite a cebola no óleo, quando a água der umja boa secada, junte o alho e frite mais um pouco. Junte a carne e refoguea até estar cozida. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Junte o molho de tomate e agrege um ao outro. Experimente o tempero e acerte se necessário. Reserve

Ingredientes Molho branco: 100 gr de manteiga, 100gr de farinha de trigo, 750ml de leite, 1/2 cebola picadinha, Nóz moscada ralada, sal e pimenta do reino.

Faz Assim: Faça um roux. Derreta a manteiga e frite a cebola. Junte a farinha de trigo de uma vez e deixe dar uma douradinha. Vá juntando o leite aos pouquinhos e mexendo vigorosamente para não empelotar. Deixe engrossar e tempere com sal, pimenta e a nóz moscada. Reserve. obs. Se após colocar o leite o molho não engrossar o suficiente, acrescente uma colherzinha de café de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite. O molho não pode ficar muito grosso.

Montagem: Num grande refratário, ponha um pouquinho do molho vermelho no fundo, em seguida metade da polenta, o molho vermelho todo (deixe um fundinho de molho para a a finalização), a outra metade da polenta e o molho branco todo. Decore por cima do molho branco com o fundinho de molho vermelho e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve gratinar e sirva com uma bela salada de folhar verdes e um bom vinho. É de comer de joelhos!!








Mangia che te fa bene!!

Carol - Cerejinha