segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Gafes brasileiras na cozinha da Itália

Este texto foi escrito por um rapaz chamado Rafael Arrais Biihrer, que vive na Itália e fala sobre coisas que vemos todos os dias e são uma aberração para os italianos. Eu concordo com ele, e vocês?

Gafes brasileiras na cozinha da Itália

Por Rafael Arrais Biihrer

Se um paulistano da Mooca já surta quando te vê colocando catchup num pedaço pizza, imagina então a frescura de um italiano quando o assunto é comida.

Por isso, eis uma listinha de alguns dos nossos mitos da cozinha italiana - sacrilégios mortais para o pessoal daqui, tão perigosos de serem pronunciados em público quanto o nome “Roberto Baggio“.

“Pizza sempre tem molho de tomate.”

Dizer pra um italiano que nossa pizza 4 queijos tem molho de tomate é quase como dizer que os chineses comem barata, escorpião, gafanhoto, cachorro…

Na Itália, existe a pizza vermelha, com molho de tomate debaixo da cobertura, e a branca, sem o molho. Aqui, metade ou mais dos sabores de pizza têm a base branca. Tem pizza com centenas de sabores, mas o molho de tomate tem que “combinar” com eles pra ser usado. Inclusive, um sabor muito comum é a “pizza rossa“, só com de molho de tomate sobre a massa e mais nada.

“É bom comer uma saladinha verde pra acompanhar a pasta.”

Nãããão… Italiano come tudo separadinho, uma coisa por vez, sem misturar. Antipasto (frios, petiscos, bruschetas); depois o primeiro prato (a dose de carboidratos da refeição: uma pasta, pizza, sopa ou risotto); depois o segundo prato (a dose de proteínas: uma carne, ou prato com ovo ou queijo); em seguida o contorno (salada, legumes, verdura ou cereais) e sobremesa.

“Comer pasta com a ajuda de uma colher é suuuper-fino.”

Amigô, quem usa a colher como base pra enrolar uma pasta longa aqui na Itália é porque não sabe comer. É coisa de gente sem educação ou de pasta mal-feita.

“Espaguete é macarrão! É tudo macarrão!”

EEEEEEPAAAAA!!! Perae! Spaghetti é spaghetti, maccherone é maccherone ! Spaghetti é aquele da Dama e o Vagabundo! Maccherone tem um buraquinho no meio, pode ser menorzinho, e se você tenta chupar faz barulhinho nojento. Brasileiro faz qualquer miojinho e diz que é “espaguete à bolonhesa”.

“Mas o espaguete à bolonhesa, pelo menos, é original!”

Ok, o ragù bolognese é realmente aquele de tomate e carne, mas originalmente deve ser servido com tagliatelle, aquele achatadinho, e não com spaghetti. E tem que ser tagliatelle ao ovo, que é mais amarelinho.

Cada prato exige um tipo de pasta mais adequado, seja pelo formato (que prende mais o tipo de molho) ou pelo tipo de ingrediente usado na composição da pasta (funghi, espinafre, pimenta…) - Ou vocês acham que existem mais de 50 tipos de pasta só pra deixar a refeição mais lúdica?

Ainda tem muito mais ‘gafes’ na nossa ‘cozinha italiana’ do que a gente imagina, mas isso não tem como não acontecer com uma culinária que é tão apreciada no mundo todo. Pepperoni não é salame e salsiccia não é wurstel ! Já fui quase trucidado por fazer um ragù com molho vermelho e branco misturados, mas também ainda não entendi qual é a lógica de uma ‘pasta com feijão’ ou de um ‘lanche de batata’.

Fonte: http://arrais.wordpress.com/2008/06/22/mythbuster-da-comida-italiana/