terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Simboli Italiani - Sophia Loren

Quem não conhece Sophia Loren, na verdade Sofia Villani Scicolone, uma das atrizes mais lindas do cinema (minha opinião, mas acho que muitos concordam) e um ícone da cultura italiana?
Sophia é um símbolo de beleza e sensualidade e se mantém bela até os dias de hoje (pasmem, ela está com 74 anos!)

Imagem: BBC Brasil

Nascida em Roma em 20 de setembro de 1934, filha de um engenheiro e uma professora de piano e aspirante a atriz, a qual criou sua filha com muita dificuldade, pois fora abandonada pelo pai de Sofia. Romilda, mãe de Sofia, juntamente com a irmã e a pequena menina foram morar com a avó de Sofia em Pozzuoli, cidade próxima a Nápoles. A vida não era fácil para Sofia e sua família, passando ela por muitas privações e tudo piorou no período da Segunda Guerra. Nesta época, saíram de Pozzuoli e foram para Nápoles. O retorno a Pozzuoli ocorreu após o fim da guerra, onde a avó de Sofia abriu na sala de sua casa um bar, no qual vendia licor de cereja feito em casa. O tempo passou e aos 14 anos Sofia participou de concurso beleza em Nápoles e, apesar de não ganhar, ficou entre as finalistas.
A carreira começou a tomar novos rumos após o seu encontro com Carlo Ponti, produtor de cinema que posteriormente se tornaria seu marido. Com Ponti teve 2 filhos
Matriculou-se em um curso para atores e foi escolhida para atuar em Quo Vadis, onde iniciou de fato sua carreira como atriz no cinema. Foi aí que mudou seu nome para Sophia Loren.
Sophia trabalhou com diretores consagrados como Vittorio de Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, entre outros.
A sucesso mundial veio com o filme La Ciociara (Duas Mulheres) de 1962, pelo qual foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz.
A lista dos seus trabalhos em cinema é extensa e são considerados trabalhos de destaque além do premiado La Ciociara, Il Girasoli (Girassóis da Rússia), Matrimonio all'Italiana (Matrimônio à Italiana), Una Giornata Particolare (Um Dia Muito Especial).
Sophia Loren foi a primeira atriz a receber um Oscar por um filme falado totalmente em outra língua que não o inglês.
Seu filme mais recente é de 2004: Peperoni ripieni e pesci in faccia (A Casa dos Gerânios).

Fontes:
Crônicas Urbanas
Portal de Cinema
Wikipedia
sophialoren.org