quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Penne alle Zucchine

Esta é mais uma receita que saiu do meu presente de natal. Esta massa com molho leve, à base de vegetais é um prato típico de Puglia. Leva um pouquinho de creme de leite, o que confere um sabor bem especial. Receita prática, rápida e muito saborosa. É daquelas para anotar e lembrar nos dias de pouco tempo e muita fome. 

"Penne alle Zucchine"



Ingredientes:
400g de "penne rigate" (macarrão pena riscadinho)
500g de abobrinhas em "julienne"
1 cenoura
1 talo de salsão
1/2 cebola
1 colher (sopa) de azeite
400g de tomates sem pele e sem sementes, batidos no liquidificador
Salsa picada a gosto
Folhas de manjericão rasgadas à gosto
Sal a gosto
100ml de creme de leite
Queijo parmesão ralado à gosto.

Modo de Preparo: picar bem fininho (ou triturar) a cenoura, o salsão e a cebola e refogá-los no azeite; a seguir, juntar as abobrinhas já cortadas e amaciá-las em fogo médio por 5 minutos. Adicionar então os tomates batidos, salgar a gosto e continuar o cozimento por mais 30 minutos em fogo brando. Quando faltar 10 minutos para terminar o cozimento do molho colocar a massa para cozinhar conforme instruções da embalagem. No final do cozimento do molho, apagar o fogo e acrescentara salsinha picada e o manjericão. Misturar o macarrão com o creme de leite e um punhado de queijo parmesão ralado. Misturar o molho neste macarrão e servir .

Rendimento: 4 porções

PS: na minha receita modifiquei algumas coisinhas: troque o manjericão e a salsinha por tomilho fresco, utilizei 1 lata de tomate pelado (nem passei por liquidificador, só triturei grosseiramente durante o cozimento com a colher) e por fim troquei o salsão por 1/4 de pimentão verde picadinho.

Fonte:
Vizioli, Paulo, Italianos à Mesa, Ed. Nova Alexandria, São Paulo, 2001.