segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

8º Ricetta I migliori del 2008 - Naco Zinha

A querida Gina do blog Naco Zinha, nos apresentou esse nhoque criativo nas cores da bandeira da Nostra Italia para o Sfida Della Nostra Cucina - La Pasta e arrasou! E agora está concorrendo aos melhores do ano, uma homenagem à terra das massas.

Nhoque de ricota à bandeira italiana

Foto do Blog Naco Zinha - Gina

Ingredientes:
1 kg de batatas
250g de ricota
400g de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
2 colheres (sopa) extrato de tomate
1/2 maço de espinafre
noz moscada a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas, passe-as pelo espremedor e deixe esfriar.
Afervente as folhas do espinafre, escorra, bata-as no liquidificador e reserve.
Misture às batatas a farinha de trigo, os ovos, a ricota, o sal, a noz-moscada e o parmesão, amassando até unificá-la. Divida a massa em 3 partes iguais. Na primeira adicione 3 colheres de sopa de espinafre batido; na segunda, o concentrado de tomate; a terceira deixe branca. Numa mesa enfarinhada, fazer rolos finos com as massas coloridas, cortando-os em partes iguais. Claro que você pode (e deve se a família for grande) usar nhoqueira para facilitar essa etapa!
Aqui é que entra o detalhe: sugiro que sejam colocadas 3 panelas no fogo com água e sal, para cozinhar os nhoques de cada tipo separadamente. Vá retirando com escumadeira à medida que forem boiando. Dessa forma, ficam prontos rapidinho e não perdem temperatura.
Quando estiverem prontos, arrume-os numa travessa, na ordem das cores da bandeira italiana. Capriche num molho bem saboroso (ou mais de um), deixando-o(s) à parte, para que sejam regados na hora e, naturalmente, não cubram o efeito desejado da apresentação da bandeira.

Buona Fortuna!