sábado, 6 de dezembro de 2008

Cardápio Especial Natale Italiano - Decoração Tipicamente Italiana

O texto abaixo é uma contribuição da Eda Lombardi, amiga e leitora assídua do nosso blog. A Eda é descendente de italianos e sempre comemorou um Natal tipicamente italiano. É artesã e faz trabalhos lindos, como por exemplo os souplats e porta-guardanapos que vocês verão nas fotos a seguir.



Sou da quarta geração dos Lombardis, napolitanos, e da terceira geração dos Dorsas, calabrês o nonno, romana a nonna. Para quem não tem muita intimidade com os italianos, apesar das mammas terem uma influência muito grande na criação dos filhos, o sobrenome que se carrega é tão somente o paterno. Meu nome, Eda Maria Lombardi. Não foi possível registrar-me Edda, que é o nome italiano, por causa de uma lei a respeito de nomes estrangeiros criada poucos anos antes de eu nascer. Bem, como puderam perceber sou uma brasileira bem ao estilo "Mamma Mia", pois pela lei de sangue, sou genuinamente italiana!!!!!

A pedido da minha amiga Luciana, arrumei uma mesa de Natal tipicamente italiana, onde o convidado de honra é Gesù Bambino (Menino Jesus) e não Babbo Natale (Papai Noel), como as crianças brasileiras estão mais acostumadas. 



Na Itália, Papai Noel não toma conta do imaginário infanfil e Gesù Bambino é um forte concorrente do velhinho nórdico. O jornal italiano Corriere della Sera publicou em sua edição eletrônica de final de semana uma enquete muito divertida. Trata-se de opinar sobre o relacionamento das crianças italianas com o Menino Jesus.

Os leitores deveriam escolher entre frases tiradas do livro "Caro Gesù: la giraffa la volevi pròprio cosi o è stato un´incidente?" (Querido Jesus, a girafa você a queria assim mesmo ou aconteceu um acidente?). O livro é uma amostra do que as crianças costumavam escrever nas redações das escolas, no catecismo e nos bilhetes de final de ano.

Escolham vocês também!!!! Aí vão algumas.

"Querido Menino Jesus, na minha escola alguns colegas escrevem para o Papai Noel. Eu não confio ‘naquele lá’. Prefiro você.”
(Sara)

"Querido Menino Jesus, obrigado pelo irmãozinho, mas na verdade eu tinha rezado para ganhar um cachorrinho."
(Gianluca)

"Querido Jesus, você é invisível mesmo ou é só um truque?"
(Giovanni)

"Querido Jesus, o padre Mário é seu amigo ou você só o conhece do trabalho?"
(Lorenzo)

"Querido Jesus, na escola aprendemos que Thomas Edson inventou a luz e no catecismo que foi você. Para mim, ele roubou a sua idéia.”
(Dària)

"Querido Menino Jesus, por gentileza mande-me um cachorrinho. Eu ainda não pedi nada, pode conferir!”
(Bruno)

"Querido Jesus, gosto muito de rezar o Pai Nosso. Ele você escreveu todo de uma vez ou teve que apagar algumas vezes? Eu, na escola, quando vou escrever alguma coisa mais comprida, apago muitas vezes."
(Franco)

"Querido Jesus, você não tem inventado animais novos? Tenho visto sempre os mesmos!"
(Loredana)

"Querido Jesus, se Caim e Abel tivessem um quarto só para eles, talvez não tivessem se matado.Com meu irmão funciona!”
(Paolo)

Bem, com isto, Buon Natale e Felice Cappo d´Anno a tutti!

Eda Lombardi