terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cardápio Especial Natale Italiano - Antipasti

Quando decidimos fazer o cardápio de Natal, me propus logo a ficar com os antepastos, pois é uma área que gosto muito. A Itália é repleta de antepastos e entradas deliciosas, com diferentes combinações e sabores. Fiquei muito indecisa em quais escolher pra vocês, mas acabei optando por 4 que são de fácil preparo mas não deixam nada a desejar ao paladar, que é de terroir marcante da Itália. E como uma dessas receitas é a a Bruschetta, vamos entender um pouquinho sobre essa iguaria tipicamente italiana.

A Bruschetta

Esta saborosa iguaria italiana, pouco conhecida no Brasil, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro.

Bruschetta de Cogumelos - Foto: Italia Oggi

O termo Bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.
A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.
Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.
Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.
Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta, somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora, também dá um sabor especial. Ainda, prefira tostar o pão na grelha, a torrá-lo no forno. Ele fica macio por dentro e com uma casca crocante externamente. Se usar queijo e quiser derretê-lo, coloque as bruschettas em forno alto, por alguns minutos, isto impedirá que o pão endureça.
Pode-se até organizar uma festa, somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho.


BRUSCHETTA SICILIANA

Ingredientes: 1 pão comprido de semolina, 1 berinjela, 2 tomates sem pele picados, 150g de ricota de cabra fresca (se não tiver pode ser a ricota normal), sal, pimenta do reino moída na hora e um bom azeite de oliva extra-virgem.

Faz Assim: Pré-aqueça o forno a 180°C, fure a berinjela toda e asse-a por uns 30 minutos ou até que fique macia. Corte-a ao meio, no sentido vertical, remova a polpa e liquidifique-a até obter uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta. Corte o pão em fatias e toste-as na grelha. Espalhe a pasta de berinjela, cubra com o tomate picado e a ricota e regue com o azeite de oliva. Sirva com o pão ainda quente.

Bruschetta de Roberta Sudbrack


ANTEPASTO DE BERINJELA

Ingredientes: 3 berinjelas médias, 2 litros de água, 4 colheres de sopa de vinagre, ½ xícara de azeite de oliva, ¼ de xícara de vinagre, ½ xícara de azeitonas pretas picadas, sal, orégano fresco e pimenta Green Tabasco a gosto.

Faz Assim: Descasque e corte as berinjelas em tiras finas. Ferva-as em água com as 4 colheres de vinagre e sal. Escorra-as bem e tempere-as com os demais ingredientes. Leve a geladeira e deixe marinar por um dia. Sirva com torradas ou bruschetta.


Antepasto de Berinjela - Foto: Nestlè

FAGOTTINI DE POLENTA E SPECK

Ingredientes: 400g de fubá, 1 litro de água, 150g de speck em fatias finas (tipo de presunto cru italiano, pode ser o Parma), 200g de queijo parmesão ralado grosso, 2 dentes de alho, raminhos de alecrim fresco, azeite de oliva e sal a gosto.

Faz assim: Prepara uma polenta com o fubá e a água. Ferva a água com sal e vá jogando o fubá como que polvilhando e mexendo bem para não formar grumos. Cozinhe a polenta deixando ela não muito duro. Despeje a polenta num refratário e deixe esfriar. A parte, pique finamente o alecrim e o alho e misture. Corte a polenta em fatias e passe-as na mistura de alecrim e alho. Pressione levemente com a mão para que o tempero fixe bem na polenta. Enrole cada fatia da polenta com uma tira de Speck (ou Parma) mas cuide para que as pontinhas da polenta fique de fora. Disponha em assadeira untada com azeite as fatias lado a lado. Polvilhe queijo parmesão ralado sobre elas e regue com mais azeite. Leve gratinar e sirva quente.

O deliciosos Speck

CAPONATA

Ingredientes:2 berinjelas médias1/2 xícara de azeite de oliva1 dente de alho3 talos de aipo em rodelas1 cebola média em rodelas1 xícara de tomates sem pele e sem semente picados1 vidro pequeno de alcaparras1/4 de xícara de vinagre de vinho1 colher (sopa) de açúcar1 colher (chá) de manjericão1/2 colher (chá) de sal1/2 xícara de azeitona verde picada.

Modo de Fazer: 1 - Descasque as berinjelas e corte-as em cubos de 1,5 cm. de lado;2 - Aqueça o azeite em uma panela, junte o alho e a berinjela e frite por 5 minutos ou até dourar;3 - Retire a berinjela da panela com o auxílio de uma escumadeira e junte ao azeite que ficou na panela o aipo e a cebola. Frite até a cebola ficar transparente;4 - Acrescente o tomate e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por 5 minutos;5 - Coloque na panela as berinjelas, as alcaparras secas com guardanapo de papel, o vinagre, o açúcar, o manjericão, o sal e a azeitona. Misture bem e cozinhe em fogo brando por mais 5 minutos;6 - Retire do fogo, espere esfriar e leve à geladeira por algum tempo.

Caponata - Foto: Panelinha (iG)