domingo, 2 de novembro de 2008

O Gatto de Batatas Napolitano




Achei essa receita no blog Bela Vida e não resisti. É uma receita simples, super fácil de fazer.

"O “gattó” de batatas napolitano é uma torta rústica, salgada a base de batata, típica da culinária napolitana e que foi introduzido pelos chefes franceses convidados ao Reino de Nápoles para o casamento (1768) da rainha Maria Carolina, filha de Maria Teresa Lorena-Asburgo esposa de Ferdinando I Borbone, apesar das raízes francesas, este prato foi inventado no reino com todos os ingredientes usados na culinária napolitana, com uma exceção a manteiga (ingrediente de origem nórdica) usada no lugar do azeite, ingrediente típico da culinária do sul da Itália e com exceção do tomate que não aparece nesta receita que chama-se gattó, na forma italianada, pois em francês é gateau (torta)."

O Gatto de Batatas Napolitano


2 batatas grandes cortadas em pedaços pequenos
3 ovos batidos
100 gr de mussarela de búfala cortada em cubinhos (usei a normal)
200 gr de provolone
2 Tomates cortados em cubinhos
100 gr de presunto cortados em cubinhos
Pimenta do Reino e noz moscada a gosto


Depois de ferver, espremer 2 batatas grandes cortadas em pedaços pequenos. Misturar a batata espremida a mussarela cortada em cubinhos e uma fatia alta 2cm de provolone. Depois acrescentar 3 ovos batidos, tomates cortados em cubinhos, presunto cortados em cubinhos, uma pitada de sal e de pimenta do reino e noz moscada. Misturar.
Colocar em uma assadeira antiaderente ligeiramente untada com manteiga (coloquei queijo por cima para gratinar) e por no forno por 30/40 minutos.
A torta pode ser servida fria acompanhada por salada ou cortada em cubos e saboreada em um piquenique.



Fonte: Blog Bela Vida