segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pasta alla Norma - Origens e Histórias

A pedido da Valéria Ohtsuki, participante do desafio La pasta com a receita Spaghetti alla Norma, procuramos saber um pouco mais sobre pasta alla Norma, suas origens e histórias.
Este é um prato típico da Sicília, ilha ao sul da Itália, próxima ao "bico da bota".
Para fazer pasta alla Norma, percebemos a presença da típica cozinha mediterrânea, com utilização de berinjelas, tomates e azeite. Outros ingredientes utilizados são manjericão e ricota. Normalmente a massa escolhida para receber este molho é o espaguete, que pode ser substituído por penne. Conhecido na Itália desde o século XIX, existem diversas versões sobre a criação do prato. Uma delas, citada pela própria Valéria em seu blog, diz respeito à criação do prato por um chefe de um restaurante de Catania com o objetivo de animar Vincenzo Bellini, pois a sua ópera, chamada Norma, havia sido um fracasso na noite de estréia. Ele então representou o vulcão Etna neste prato, onde o molho de tomate representa a lava, a berinjela as encostas do vulcão e a ricota representa a neve no topo do vulcão.
Outra versão é a que relata que um comediante da cidade de Catania, Nino Martoglio, falou ao provar o prato que este "era uma Norma", falando a respeito da qualidade superior do mesmo e dos ingredientes.
A ópera Norma, de Vincenzo Bellini, foi escrita em dois atos e sua estréia aconteceu em 26/12/1831 no Scalla de Milão. Norma é o papel principal da ópera e um dos mais difíceis para sopranos. A mais famosa Norma foi Maria Callas, no período pós guerra.




Fontes:
http://es.wikipedia.org/wiki/Pasta_alla_Norma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_(%C3%B3pera)