quinta-feira, 30 de outubro de 2008

La Pizza Famiglia Ricchetti

Começou o Sfida Della Nostra Cucina - La Pizza no blog Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana e para esse especial, queria falar da pizza feita pela minha família.

A Dona Giovanna (minha bisavó italiana) ensinou para Senhora Lucila (minha avó brasileira) a preparar uma massa de pizza deliciosa típica que eles faziam na Itália. Para manter a tradição, a minha avó ensinava os netos e as noras como fazer a pizza e pedia para não falar o seu segredo. Quando alguém pedia a receita, ela sempre falava que era um segredo de famiglia e que iria morrer com ele.
Sei que agora, irei quebrar esse segredinho que vem sendo guardado há três gerações hehehe

La Pizza Famiglia Ricchetti

Quando criança, nas minhas férias em São Manuel, aos sábados a tarde, ia com ela para copa preparar a massa da pizza.
Ela sempre começava distribuindo a farinha de trigo (usei 400 gramas) e fazendo o famoso "vulcãozinho".
No buraco era colocado o fermento (15 gramas), o açúcar (3 colheres de sopa) e misturava tudo. Abria novamente o vulcãozinho.
Agora era os líquidos: azeite (100 ml), água fria (100 ml), e ovo (1 unidade).
Ela ia jogando a farinha que ficava ao lado e misturando com as pontas do dedo o líquidos, sempre tomando o cuidado para não vazar.
Colocava o sal e acertava o sabor.
Agora começava a diversão, amassar bem a massa, juntar todos os ingredientes e não deixar grudar na mesa. Quando grudava, era uma mão de farinha de trigo na mesa e amassava até a massa criar a sua forma.
Massa pronta, chegou a hora de descansar por uma hora, bem coberto com um pano e cobertor.
Aproveitamos e ela cortava o tomate bem picadinho, um bom punhado de sal e manjericão.
Deixava marinar até a hora de começar a montar a pizza.
Nesse tempo de espera, era a nossa hora de fazer tricô!
Sim, a minha avó me ensinou a tricotar cachecol para as minhas bonecas e ursos.
A minha mãe adorava essas atividades, já que eu sou canhota e a minha avó também era. Minha mãe sentia dificuldade de me ensinar algumas coisas manuais e a minha avó conseguia com o seu jeito meigo e paciente me passar tudo que ela sabia.
Depois de uma hora, íamos as duas amassar a massa e separar em dois pedaços para voltar a crescer, deixando bem coberto com um pano e cobertor.
Ela tirava um pouquinho da massa e mergulhava ao um copo com água.
Deixava ao lado de uma vela que acendia todos os dias para o seu anjo da guarda.
Ali eu ficava, esperando a bolinha subir para avisa-la que podíamos abrir a massa.




Bolinha subiu e chegou a hora de abrir a massa com o pau de macarrão.
Farinha na mesa e na massa, vai e vem do pau de macarrão esticando-a.
Vira a massa, mais farinha na mesa e mais uma vez o pau de macarrão fazendo o seu trabalho, até formar um disco perfeito de pizza.
Passava manteiga, farinha na forma e ajeitava a massa com carinho.
Agora era hora de tirar aquele tomate, joga-lo na massa e distribuir as fatias de queijo parmesão.



Depois de 30 minutos a primeira pizza estava pronta!
A segunda massa reservada já estava aberta na forma e com seu recheio.
Saia gritando para todos que a mesa estava posta e a pizza quentinha pronta para ser comida.
Sentávamos todos, repartia o primeiro pedaço as crianças e depois para os mais velhos.



Essa é a doce lembrança da minha infância, que guardo com tanto carinho.
Como foi bom relembra-la e passar para o meu marido o gostinho da minha pizza favorita quando criança.



A diferença na forma de preparo foram:
  • Não usei cobertor, apenas coloquei um filme plastico em cima da tigela e um pano. Deixei crescendo dentro do microondas.
  • Não fiz a boa e velha bolinha. Deixei crescendo por uma hora, sovei novamente, separei e deixei por mais uma hora.
  • No molho, usei o pirão para ficar mais liquido e pastoso.
  • Abri a massa e coloquei no forno durante 5 minutos para pré-assar. Depois coloquei o recheio e apenas tirei até a suas bordas dourarem.
Não sei dizer, qual o verdadeiro segredo dessa pizza: pode ser o ovo, já que não é normal utilizar na massa de pizza ou pode ser a forma que é preparado o molho.
A minha avó sempre dizia que era a mão da família, por ser quentinha, fazendo toda a diferença na hora de sovar e abrir a massa da pizza.


Com a outra parte da massa fiz outro sabor que o meu marido adora.

Buon appetito


Participante: Nana
Blog: http://mangacompimenta.blogspot.com/

Como sou administradora do blog Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, não entrarei para votação.