quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Curiosità dal mondo della PIZZA!

  • A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
  • Em 1889, em Nápolis, foi assada a primeira “pizza moderna”: a Pizza Margherita, que tomou o nome da primeira rainha da Itália, a Rainha Margarida de Sabóia. O Rei Umberto I e a Rainha Margarida estavam em Nápolis em visita, hospedados no Palácio di Capodimonte. A Rainha, que já tinha ouvido falar da “novidade”, ficou curiosa para experimentar a pizza. Como não podiam ir a um restaurante, chamaram ao palácio o mestre de cozinha Rafaelle Esposito, o mias renomado pizzaiolo daqueles tempos, que preparou, entre outras, uma pizza com as cores da bandeira italiana. O vermelho foi representado com rodelas de tomate, o branco com a mussarela e o verde com folhas de majericão - a primeira Pizza Magherita.
  • Assim como foi feito com o queijo de Parma e com a Champagne francesa, entre outros produtos alimentícios e bebidas “controlados”, um movimento em Nápolis criou a Pizza Napoletana DOC (ou seja, com Denominação de Origem Controlada). Esta Associazione Vera Pizza Napoletana ganhou visibilidade em 2004 quando, em conjunto com o Ministério da Agricultura Italiano, apresentou seu produto à União Européia como produto “protegido”. Os legisladores italianos então fizeram um projeto de lei estabelecendo regras para o preparo da autêntica redonda napolitana. O documento, com oito artigos e seis cláusulas, define exatamente como deve ser preparada a “Vera” Pizza Napoletana DOC.
  • Como fazer a “vera” Pizza Napoletana DOC? São regras relativamente simples, o duro mesmo é encontrar os ingredientes certos no Brasil! Você precisa preparar a massa e abri-la à mão, sem usar utensílios mecânicos (nada de máquina de pão!). Precisa usar farinha de trigo tipo 00 (doppio zero), tomates italianos San Marzano que crescem na Campânia, mussarela italiana de búfala Fior di Latte, azeite extra-virgem italiano, sal, manjericão e fermento – tudo fresco, natural e não industrializado. Sua pizza tem que ser redonda e ter diâmetro de até 35 centímetros e borda de 2 centímentros de altura. Ah! E você precisa assar sua pizza em exatos 90 segundos no forno à lenha a 480º C!
  • Mesmo não sendo uma Napoletana DOC, de e acordo com a tradição, a pizza precisa ser aberta com as mãos e não com outros objetos como o rolo. Em mãos hábeis, a pettola (assim é chamada a bola de massa de pizza antes de ser aberta) adquire seu clássico e perfeito formato redondo, fino e de espessura uniforme.
  • Acredita-se que a palavra PIZZA venha de PINSA, particípio passado do verbo latino PINSERE, que significa amassar, apertar, moer, espremer ou reduzir a uma polpa.
  • Embora a pizza seja considerada legitimamente italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.
  • A pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Porém, até os anos 50, era muito mais comum encontrá-la em meio à colônia italiana. Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro "Retalhos da Velha São Paulo", foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.
  • Uma pesquisa científica feita por um grupo de experts liderados pelo Dr. Alan Hirsh, do estado americano de Illinois, comprovou que a pizza funciona melhor que o Viagra. Os resultados, que foram apresentados na American Psychosomatic Society de New Orleans, mostram que o cheiro da mussarela, do tomate e do orégano vindos de uma pizza fumegante agem como estimulante sexual, causando um aumento de 40% no fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais masculinos. Assim, esqueçam as ostras, os amendoins, o ginseng e... vamos à pizza! :)

    Fontes: Guia dos Curiosos, Il Segreto della Pizza, Forno Bravo, Stteosteria, Wikipedia