sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Melanzanine sott'olio



Essas berinjelinhas sempre me atraíram na quitanda... uma coisinha tão nenê!!! Mas eu não sabia o que fazer com elas... até freqüentar diariamente a casa da minha tia Ernestina, cozinheira de mão cheia e super conhecedora de pratos italianos. A casa da tia Ernestina foi um ponto de encontro familiar por 7 semanas nos meses de julho e agosto, já que minha prima Paula, que mora nos Estados Unidos, estava aqui com seus dois filhos. Então era uma constante festa... cheia de pães quentinhos, bolos super caseiros e divinos, cafezinhos e petiscos deliciosos como as berinjelinhas "sott'olio" que me encantaram!!

Bingo! Comprei as berinjelinhas, telefonei para a titia e aí vai a receita hiper-caseira, ou seja, ninguém me deu medidas exatas...

Lave as berinjelinhas (eu comprei duas bandejinhas, tinham aproximadamente umas 25 berinjelinhas), retire as pontas, corte-as ao meio e leve-as ao forno por mais ou menos 1 hora. Elas perderão grande parte da água e murcharão. Espere esfriar (esse é um detalhe muito importante, ela me repetiu muitas vezes) e coloque-as em um vidro com alguns dentes de alho (eu coloquei uns 10 dentes de alho cortados ao meio). Coloque sal a gosto, orégano, alecrim e cubra-as com vinagre branco (eu usei de maçã) e deixe "dormir" destampado. No dia seguinte eu retirei mais ou menos a metade do vinagre e coloquei a mesma quantidade de azeite de oliva extra-virgem... ajustei o sal e coloquei um pouco de pimenta vermelha!! Ficaram lindas!!