segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cafezinho das Cinco - Ciabatta di Polenta i Baccala


A Polenta que era considerada "comida dos pobres", hoje frequenta o cardápio de restaurantes sofisticados. Sem mais esta conotação "rústica" e muito bem acompanhada ela tem que ser preparada com ingredientes de primeira para preservar a textura e a cremosidade, que são características deste prato de origem incerta, mas que chegou aqui pelas mãos dos imigrantes italianos. A polenta por ter sabor neutro permite acompanhar várias receitas. Pode ser servida sozinha, com molhos ou recheada, da maneira que mais lhe agradar. Quando servida com ingredientes sofisticados torna-se um prato bastante fino.
Como aprecio a cozinha italiana, não poderia deixar de participar deste desafio proposto pelas amigas do blog Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana. A culinária italiana com a sua grande variedades de molhos sempre me inspira para experimentar novas combinações. Este prato era servido como antepasto em um restaurante italiano aqui em Brasília.


Ciabatta di Polenta i Baccala, são fatias de polenta grelhadas, cobertas de bacalhau desfiado cozido em molho de tomates frescos, ervas aromáticas e vinho branco. Um "antipasti" que ficou na lembrança.


Ciabatta di Polenta i Baccala
Polenta
Ingredientes:
400g de fubá de milho
2 litros de água
1 colher (sopa) de óleo
sal
Modo de Fazer:
Leve 1 litro de água ao fogo, juntamente com o óleo e o sal.
Dilua o fubá em 1 litro de água. Reserve.
Quando a água que está no fogo começar a ferver acrescente o fubá, mexa constantemente por alguns minutos até a polenta soltar da lateral da panela.
Unte uma forma retangular com óleo e coloque a polenta. Passe uma espátula por cima para nivelar e ficar regular. Deixe esfriar completamente. Depois de fria, corte as fatias retangulares e leve para grelhar dos dois lados, formando uma crostinha crocante. Reserve.

Bacalla
Ingredientes:
500g de bacalhau
250g de batatas raladas (como para batata palha, bem fina)
4 tomates frescos maduros
1 cebola média ralada
1 dente de alho amassado
1 pimenta dedo de moça
250ml de vinho branco seco
sal
1 colher (sopa) de óleo
salsinha
Modo de Fazer:
Desfie o bacalhau, sem peles e espinhos, bem miudinho e deixe de molho na água de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes.
Leve o óleo ao fogo, frite a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau, refogue ligeiramente, junte o vinho branco e deixe evaporar. Em seguida acrescente os tomates picados, sem peles e sementes, e a batata ralada. Misture, acrescente um pouco de água e deixe apurar o molho. Prove o sal, se necessário corrija. No final ponha a pimenta e a salsinha picadinhas. Deixe o molho no fogo baixo, cozinhando lentamente até o bacalhau ficar bem desmanchado e o molho consistente.
Montagem:
Sobre as fatias de polenta grelhada, coloque uma generosa camada de molho de bacalhau. Enfeite com salsinha e sirva.
Notas:
Conserve a polenta quente.
Aconselho a esquentar o prato, mergulhando-o em água quente, para que a temperatura da polenta seja conservado.

Luciana Macedo - Cafezinho das Cinco