segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Nossa Querida Itália!!!

Desde que comecei a escrever no meu blog fiquei com vontade de buscar receitas da Itália, procurar histórias, origem dos pratos. Mas era só uma vontade. Até que encontrei uma amiga blogueira, a Nana, do blog Manga com Pimenta, que também tem ascendentes italianos, paixão por comida e pela Itália. A Nana faz parte de um blog muito legal, junto com mais duas moças, o Intercâmbio Culinário, onde são trocadas receitas de Brasil e Portugal pelas participantes. Achei essa idéia interessante e resolvi propor a ela para montarmos um blog nesse mesmo formato juntas. Na mesma época em que estava com a idéia desse projeto conheci o blog da Dri e da Lu, o Rosmarino e Prezzemolo (o nome diz tudo!) e gostei do blog e das meninas logo de cara. É engraçado como as pessoas se conhecem assim, via internet e ocorre essa simpatia imediata. Enfim, percebi nas meninas a mesma paixão pela cozinha italiana e as convidei para participar conosco. Então, no momento somos Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cuccina Italiana.

Por que a Itália?

A Itália, para mim, é muito presente, terra de meus bisavós, que vieram para o Brasil e construíram suas vidas aqui. É presente também pela história do meu avô, ex-pracinha que foi para a Itália em 1944, lutando na guerra contra o nazismo e o regime facista de Hittler e Mussoline. Se faz presente em cada esquina de São Paulo, o estado mais italiano do Brasil. Aqui se respira Itália, na fala cantada, nos gestos amplos ao falar. O paulista descendente de italiano "fala com as mãos". No jeito cômico e trágico de uma boa briga de família. Na mesa do almoço de domingo, farta e cheia de gente. Na culinária espetacular, cheia de aromas e sabores indescritíveis. Na felicidade que todo descendente de italiano tem em sua alma. E que contagia a todos ao seu redor. Há motivos de sobra para escolher a Itália, é amor antigo, que vem passando de geração em geração, uma herança e um presente que espero que esteja com minha filha e meus netos.

Meu avô, na época da guerra, foto oferecida de presente à minha avó

Três gerações, outros tempos, muitas saudades (minha avó, eu e minha mãe)

Natal, época boa, sem eles é tudo diferente (minha avó, meu avô e meu primo Lucas, hoje com 19 anos)

O outro lado da minha família (minha avó paterna - também descendente de italianos - meu irmão e eu)

O que pretendemos?

Nós rabiscamos um pequeno projeto para o blog. Algumas coisas iremos explicando com o tempo, mas pretendemos ter aqui algo além da culinária. Queremos resgatar histórias de família, dados históricos relacionados à culinária, enfim, coisinhas que iremos colocando aqui com o tempo. Esperamos que gostem e participem do nosso cantinho ítalo-brasileiro.

Ciao, vediamoci presto!

Letícia Broso Ferrante Medeiros