sábado, 13 de setembro de 2008

Famiglia Ricchetti

Olá,

consegui informações sobre o meu bisavô e a nossa história de familia.
Demorei para juntar muitas e poucas informações de vários parentes Ricchetti.
Também fiz um estudo que escreverei futuramente.
Nesta postagem colocarei alguns pontos em itálico para diferenciar os fatos e as lembranças.

Primeiro Parte

Minha bisavó, Giovanna D´andrea Ricchetti vivia no palácio do Rei Emanuel e sua mãe era mama de leite dos filhos do rei, dando o direito ao um título de nobreza.
Esse titulo foi cancelado quando ela casou com o senhor Angelo Ricchetti, considerado um rapaz de família plebéia.
Como sempre, o casamento de ambos não foi aceito pela família D´andrea.


A familia D´andrea e Ricchetti são família e sobrenomes originários do Norte da Itália, da região de Vêneto.
Não sei o motivo da ida deles para o Sul, Região de Puglia, acredito que o Sr. Angelo Ricchetti foi atraido pelos grandes maestros que ganhavam reconhecimento no sul da Itália em torno de 1840.


Segunda Parte


Angelo Ricchetti, embarcou para o Brasil sem a sua família (antes de 1886), a pedidos de outros italianos que sentiam muitas saudades da cultura italiana e por aqui não tinha nada que lembrasse lá.
Veio da Itália, não como imigrante para trabalhar nas lavouras no interior do Brasil, mas como maestro, jornalista, partidário revolucionário colega do anarquista Garibaldi.

Com o fim da escravidão, a carência de condições sociais, cultura e falta de mão de obra nas lavouras, o governo Brasileiro começou abrir os portos para novos imigrantes com a promessa de uma vida melhor (que nunca foram realizadas). Os primeiros imigrantes não puderam trazer as suas famílias, deixando-as na Itália.
Só embarcavam homens, viúvos (as) ou mulheres solteiras e todos maiores de idade.
Com o passar do tempo e o crescimento da agricultura, foi autorizado o embarque de famílias completas. Utilizando, assim, mão de obras de todos que chegavam em terras brasileiras, principalmente a infantil.


No navio, meu bisavô conheceu outra italiana e formou uma nova família engravidando-a. Essa nova família se dirigiu para região Norte, já que o Sul e Suldeste começava a super lotar de imigrantes italianos.
Sua esposa Giovanna D'andrea Ricchetti e sua filha Linda Ricchetti ficaram na cidade de Foggia, esperando o seu retorno.
Ele retornou para Itália para buscar a sua esposa e filha, desembarcando no porto de Santos em 1.886 e não sabemos dizer qual o motivo eles foram para cidade São Manuel do Paraíso.


Giovanna teve que mudar o seu nome para Joana, já que em terras brasileiras, era difícil a pronuncia de muitos nomes e sobrenomes italianos.


Meu bisavô era jornalista e trabalhou no Jornal da cidade no qual, por exemplo, narrou toda a história da Primeira Guerra Mundial na Europa e Ásia, ouvindo notícias das rádios inglesas por meio de uma rádio galena.
Ele também era compositor e maestro, aos domingos sua banda tocavam valsas e músicas clássicas no coreto do jardim. Houve um concurso das bandas das cidades interioranas na capital de São Paulo. A banda de São Manuel ganhou o 1º lugar.
Angelo Ricchetti, importou da Itália todos os instrumentos componentes da banda.
Foi julgado como contrabando pelos fiscais por ter instrumentos de uma banda completa.
O senhor Angelo Ricchetti falou ser o maestro da banda e tocou pra mostrar aos fiscais que dizia a verdade. Tocou em alguns instrumentos o hino nacional brasileiro, imediatamente foram liberados os instrumentos.
Aqui no Brasil, meus bisavós tiveram os filhos: Fausto, Helena, Henrique, Herminio e Uth (meu avó).
Porque Uth?
Angelo Ricchetti conhecia muito bem as notas musicais e a origem do nome das notas. Antigamente as notas do, de do, ré, mí, etc era Ut.
Um monge que deu nome às notas, usava as primeiras letras das cidades alemãs. Ut era de Utrecht, cidade que ainda existe e é famosa!
Então deu o nome no filho caçula de UTH em homenagem à música.
Mas antes de morrer fez todo mundo jurar que nenhum Ricchetti poderia ser músico pois tinha sido a sua desgraça, fazendo os filhos e a esposa queimar todas as suas obras e assim falecendo.


Terceira Parte


Fausto Ricchetti ocupou cargos importantes como diretor da secretária das municipalidades e diretor da secretária da fazenda.

Henrique Ricchetti foi delegado de ensino na grande São Paulo, simplesmente era ele o único.
Em 1.947-1951 ele foi deputado constituinte.
Em 1.957 ele foi nomeado pelo prefeito Vladimir de Toledo Piza secretário da Educação e Cultura da cidade de São Paulo.
Criou o Ensino Primário Municipal.
Na época, a prefeitura construía prédios e passava para o Estado.
Uma vez criado o ensino primário municipal o secretário começou a realizar o seu sonho; as escolas principalmente em bairros da periferia.
Aos professores para serem nomeados teriam que ter em 1º lugar seu diploma, 2º alugar um galpão e 3º ter 40 alunos.
Os inspetores colegas de Henrique Ricchetti como delegado ajudaram muito para que este sonho fosse realizado na secretária de Educação e Cultura.
À noite, entre 22:00 ou 23:00 estava uma luz acesa, onde Henrique e seus amigos organizavam processos da criação do ensino primário municipal.
Neste pouco tempo foram nomeados 3.000 professores, como cada um deles pagavam o local da sua classe; passaram a receber mais do que os professores estaduais.
Isto irritou o governador de São Paulo Jânio da Silva Quadro, que enviou um emissário levando um recado ao professor Henrique Ricchetti.
Queria persegui-lo, pois Henrique era delegado de Ensino Estadual, tendo ele mais de 30 anos de trabalho realizado, pedindo a sua aposentadoria.
Pegou um avião e foi ao Rio de Janeiro onde estava o Prefeito Vlademir de Toledo Piza e o pôs a par do fato, Piza perguntou a ele:
-Ricchetti o que você pretende fazer?
-Aqui está o decreto Piza. Assine, eu assinarei e está criado o ensino primário municipal.
Com o passar do tempo, o mesmo emissário que levou o recado do senhor governador Jânio da Silva Quadro ao professor Ricchetti, levou novamente um recado e uma passagem de avião para Brasília quando Jânio da Silva Quadro era presidente do Brasil, onde Jânio queria falar com ele.
Que ficou confuso, uma vez que foi ameaçado pelo governador.
O emissário insistiu para que ele fosse a Brasilia.
Lá chegando, ao entrar no palácio ele disse que estava lá para falar com o presidente. Perguntaram a ele o seu nome e ele respondeu:
-Henrique Ricchetti.
-Por favor o senhor me acompanhe.
Ao entrarem em um salão enorme, com uma enorme mesa rodeada de cadeiras, lá na cabeceira estava o senhor presidente Jânio que levantou, foi em direção ao Henrique Ricchetti, dizendo em voz alta:
-Professor Henrique Ricchetti é de homens como você que eu preciso.
E nomeou coordenador radical do ensino em todo o Brasil.
Terminou Henrique Ricchetti se ezonerado do cargo quando Jânio renunciou á presidência.

Uth Ricchetti (meu avô) era o temporão da família.
Estudou a sua vida toda em colégio interno na capital de São Paulo e voltou aos 16 anos para cidade de São Manuel.
Apaixonou pela Lucila Campos Mello, de família Brasileira e o namoro não foi aceito pela família de ambos.
A família Ricchetti queria manter laços com famílias italianas e a família Campos Mello odiavam os italianos que estavam ali para roubar suas terras e comidas.
Na época acontecia a revolução no Estado de São Paulo e meu avô revoltado com essa situação, se alistou para participar da revolução de 1930 contra a sua família.
Lucila pedia para ele não ir, chorou o tempo todo até o seu retorno.
As suas amigas não entendiam o desespero dela, já que era uma honra ter um namorado que lutou em uma guerra ou revolução. Muitas mandavam os seus namorados alistarem ou terminavam o namoro por acha-los covardes.
Nesta revolução, o meu avô quase perdeu a sua vida, voltando gravemente ferido para São Manuel.
Depois de recuperado, casou com a Lucila e tiveram cinco filhos: Angelo, Antônio, Vera Maria, Eduardo e Manuel Fernando.
Diante de todas essas atitudes, meu avô foi considerado por todos como débil mental e tendo como direito a herança uma casa pequena em São Manuel com uma cláusula única: não podendo vender durante toda a sua vida.


Homenagens:

Nome de Rua
Rua Maestro Ângelo Ricchetti, JD TEREZA CRISTINA
São Manuel-SP

Nome de Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Prof Henrique Ricchetti

Museu de São Manuel
Rua Gomes de Faria, s/nº
Lá encontra-se muitos documentos da família Ricchetti e até uma foto do meu avô com farda antes de ir lutar na revolução.