segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tradizione di Natale in Italia

Essas são algumas das práticas e tradições que ocorrem no Natal Italiano:

Presépio: prática comum em muitos países, o presépio representa o nascimento de Jesus em Belém, ao lado de José e Maria. Podem variar em tamanho, forma e materiais utilizados para sua confecção. O primeiro presépio montado no mundo teria sido feito por S. Francisco de Assis, em 1223. Ele não foi passar o Natal na igreja, como de costume, indo para a floresta de Greccio (região do Lácio). Com a intenção de demonstrar às pessoas que eram do povo como foi o nascimento de Jesus, ele enviou para este local uma manjedoura, um boi e um burro celebrando, então, a missa de Natal. A partir desse momento este tipo de representação se espalhou e se tornou tradição entre o clero e os nobres por toda a Europa.

Foto: Wikipedia

Calendário do Advento: de origem alemã, este calendário possui vinte e quatro dias, os quais começam a ser contados a partir do dia 1º de dezembro e vão até a vépera de Natal. A intenção é criar expectativa para a chegada do Natal, estreitando laços entre a família e revelando fatos a respeito do nascimento de jesus, através da contagem dos dias de forma regressiva. Existem vários tipos de calendários, inclusive alguns produzido para crianças, onde há compartimentos para que sejam colocados doces ou pequenas lembranças, estimulando a curiosidade infantil.

Foto: Wikipedia

La Befana: é uma personagem folclórica semelhante ao Papai Noel. Normalmente sua descrição é a seguinte: mulher cavalgando um cabo de vassoura, vestindo um xale e coberta de fuligem , por entrar nas casas onde há crianças através da chaminé. Ela coloca nas meias das crianças que foram boas, na noite de 5 de janeiro, doces e presente, os quais ela carrega em um saco. Para as crianças travessas, ela deixa um monte de carvão ou doce escuro.
Uma das versões do surgimento de La Befana é a seguinte:
Os Reis Magos pararam na casa de La Befana antes de chegarem em Belém. Jantaram e a convidaram para seguir com eles. Ela recusou para ficar limpando a casa, mas logo se arrependeu, mudou de idéia e saiu, levando com ela a vassoura e pertences para ofertar a Jesus. O fato é que ela não os encontrou e nem ao Menino Jesus e ele segue sua busca até os dias de hoje, e em cada casa que ela passa deixa um presente na esperança de que esteja deixando-o a Jesus.

Foto: Wikipedia

Panetone: o hábito de comer panetone no Natal nasceu em Milão, espalhou-se pela Itália e depois para o mundo. Existem três versões para o surgimento do Panetone. A primeira trata de uma história de amor proibido. Um rapaz milanês se apaixonou pela filha de um padeiro chamado Toni. O padeiro não aprovava o namoro de sua filha com o tal rapaz. Ele, então, começou a trabalhar na padaria disfarçado de ajudante, na expectativa de impressionar o futuro sogro. Após alguns dias e várias tentativas criou um pão diferente, com formato de cúpula de igreja e um sabor especial. Esse pão fora dado de presente ao seu futuro sogro, o qual deu ao jovem permissão para casar com sua filha, ao mesmo tempo o tal pão obteve sucesso imediato, com muita procura e, por ter sido produzido na padaria do Sr. Toni, ficou conhecido com Pane di Toni, mais tarde, panetone.

A segunda versão diz que o panetone fora criado por Gian Galeazzo Visconte, que era o primeiro duque de Milão e mestre cuca. O pão fora criado para uma festa.

A terceira versão fala sobre uma outra história de amor, enter Ughetto e Adalgisa. Ele, apaixonado, decidiu trabalhar na padaria do pai de Adalgisa para poder ficar mais perto dela. Inventou então, o panetone durante sua permanência ali, entre 1300 e 1400. O seu sogro gostou muito da novidade e deu permissão para que Ughetto se casasse com Adalgisa.

Foto: Wikipedia
Outros hábitos:

Manter o fogo aceso na noite de Natal até o outro dia.

Na noite de Natal, após uma oração, concluída com sinal da cruz e cumprimentos com desejos de boa sorte se come Tortelli di Zuca (abóbora), tradição antiga no norte da Itália.

Não se come maçã, por ser a representação do pecado original

Uso de galhos de Azevinho em enfeites pela casa.

É costume a troca de roupa para proteção contra doenças (ex: uma peça de roupa velha por uma nova)

Algumas regiões adotam o costume de ter em sua mesa apenas 13 pratos no jantar de vigília.

No dia de Natal, no almoço, as crianças pedem perdão aos pais por seus erros cometidos durante o ano através de cartinhas deixadas embaixo dos pratos dos mesmo. Os pais abraçam e beijam seus filhos e lhe dão dinheiro de presente.

Buon Natale

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pres%C3%A9pio
http://correiogourmand.com.br/info_cozinhas_do_mundo_italia_03.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/La_Befana
http://www.estacio.br/rededeletras/numero6/parlaquetefabene/labefana.asp
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=8790&assunto=Gastronomia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_do_Advento