terça-feira, 21 de outubro de 2008

Panna Cotta Con Salsa di Mora i Aceto Balsamico


Sobremesa típica do Piemonte, a Panna Cotta (nata cozida), tem elaboração simples, a partir de creme de leite, açúcar, gelatina e especiarias. Pode ser servida sozinha ou com compotas de frutas. A nossa sugestão é de uma panna cotta com molho de amoras e aceto balsâmico. O casamento do sabor adocicado desta sobremesa com o azedinho da calda de amora (reforçado pelo aceto balsâmico) torna o doce equilibrado, leve e delicado. Um clássico italiano.

Panna Cotta Con Salsa di Mora i Aceto Balsamico

Ingredientes:
(panna cotta)
300 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite
100g de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 rama de canela
6 folhas de gelatina incolor, sem sabor
5 colheres (sopa) de água
(calda de amora)
200g de amoras (usei congelada)
1 1/2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
2 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo: (panna cotta) - Coloque em uma panela o leite, o creme de leite, o açúcar e a rama de canela. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Enquanto isso, corte as folhas de gelatina, coloque em recipiente que possa ser levado ao microondas. Junte as 5 colheres (sopa) de água para hidratar. Mexa bem e leve ao microondas por 15 segundos. Retire a mistura do fogo, coloque parte da mistura no recipiente onde está a gelatina e misture até que a gelatina se dissolva. Retire a canela da mistura de creme de leite, junte a gelatina dissolvida e mexa até que tudo se incorpore. Unte formas mini para pudim com óleo e passe-as por água fria. Divida a panna cotta pelas forminhas (mais ou menos 6) e leve à geladeira até que endureça (cerca de 6 horas). Desenforme sobre um prato e sirva acompanhada do molho de amoras.

(calda) - Leve todos os ingredientes ao fogo médio e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e aguarde até que as frutas estejam cozidas. Sirva a calda fria acompanhando a panna cotta.

Dica: Para desenformar a panna cotta mais facilmente, coloque por alguns segundos a forma com o doce em um recipiente com água quente, cuidado para não deixar muito tempo. Se ainda assim for difícil de sair, passe uma espátula pela lateral da forma.