sábado, 18 de outubro de 2008

Amaretti!

Por Adriana Haddad

Esta torta de maçãs e nozes é uma receita antiga, há muito tempo não fazia. E acho que só fiz umas 3 ou 4 vezes em ocasiões especiais, por causa dos biscoitos amaretti que vão sobre ela... e que aqui são difíceis de achar. Resolvi então procurar uma receita destes biscoitos e fazê-los eu mesma. E deu certo!

Os amaretti, ou “amarguinhos”, surgiram em Veneza durante o Renascimento. São crocantes por fora e macios por dentro, com um rico sabor. Os amaretti são feitos com amêndoas, que podem ser em pasta ou moídas, além de açúcar e claras de ovos. Podem ser enriquecidos com chocolate ou com bebidas aromáticas. Tradicionalmente são servidos com vinho de sobremesa ou licor, mas vão muito bem também com sorvetes e mousses. Eles são uma espécie de macarons italianos e muitas vezes são unidos com creme ou geléia em pequenos sanduichinhos. Outro jeito favorito de usar os amaretti é esmagá-los e adicioná-los a sobremesas para dar mais textura e sabor, que foi exatamente o que eu fiz!

Eles são leves, delicados e muito fáceis de fazer. A receita não leva mais do que 5 minutos para ficar pronta para assar!

Amaretti

200 g de açúcar - 180 g de amêndoas sem pele - 100 g de açúcar de confeiteiro - 1 col (chá) de essência de amêndoas - 3 claras

Triture as amêndoas com o açúcar num processador. Acrescente a essência e vá colocando as claras até obter uma massa nem muito dura nem muito mole. Bata bem até ficar homogêneo. Unte uma assadeira ou placa de biscoitos e enfarinhe. Faça bolinhas de massa e coloque-as na assadeira a mais ou menos 3 cm de distancia uma das outras, Polvilhe com açúcar de confeiteiro e asse em forno a 180ºC por cerca de 20 minutos.

Torta de maçãs e nozes com amaretti

250 g de farinha - 2 ovos – 150 g de açúcar – 100 g de manteiga – 1 kg de maçãs – 100 g de amaretti – 200 g de nozes

Misturar a farinha, os ovos, o açúcar e a manteiga amolecida até obter uma massa mole. Adicionar as maçãs sem casca e cortadas em fatias e a metade das nozes em pedacinhos. Untar uma assadeira e colocar essa massa com cuidado. Colocar as nozes e os amaretti esmigalhados sobre a massa. Levar ao forno por mais ou menos 40 minutos em forno baixo. Salpicar um pouco de canela.

Esta torta fica realmente maravilhosa no dia seguinte, quando os sabores se intensificam... Experimentem!